domingo, 18 de outubro de 2009

Paul McCartney lança «Segunda-feira Sem Carne» na Inglaterra

Paul McCartney lançou, no Reino Unido, a campanha «Meat Free Monday» («Segunda-feira Sem Carne», numa tradução literal), com o objectivo de ajudar a combater as mudanças climáticas, inspirado numa dieta vegetariana, à semelhança do que já aconteceu nos EUA e Austrália.
O ex-Beatle e as suas filhas, Stella e Mary, assim como outras celebridades convidadas, como Yoko Ono, a viúva de John Lenon, percorreram um tapete verde no parque St. James, em Londres, para incentivarem a população a deixarem de comer carne um dia por semana.

A criação de animais de corte é responsável por cerca de 18% das emissões mundiais de gases efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta, portanto a redução do consumo de carne bovina, suína e de aves poderá ser uma medida ambiental para combater as mudanças climáticas.

«Muitos de nós sentimo-nos impotentes diante dos desafios ambientais e pode ser difícil avaliar todos os conselhos que recebemos sobre como fazer uma contribuição significativa para um mundo mais limpo, mais sustentável e mais saudável», afirmou o cantor no site oficial da campanha na Internet, acrescentando que «designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa, que todos podem adoptar».

A antiga mulher de McCartney, Linda, que morreu em 1998, era conhecida por defender o vegetarianismo e os direitos dos animais, tendo dado o seu nome a uma linha de refeições sem carne, que existe até hoje.

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