segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Blues Nacional de luto



No final da década de 80 nascia em São Paulo a banda Calibre 12 Blues band. A banda nasceu depois que o Guitarrista Fábio Sirih ( quem fundou a banda ), assistiu no primeiro festival de Blues do Brasil (o de Ribeirão Preto), Bluesman´s consagrados como : Buddy Guy e Junior Wells , Albert Collins e muito outros.

Depois de ter visto esses gigantes no Festival, Fábio Sirih formou a bem calibrada banda de Blues.
Na época em que grandes nomes do Blues nacional como: Celso Bluesboy, André Cristovan, Nuno Mendelis, Atlântico Blues, Blues Etílicos e Expresso 2222 estavam no auge, a banda Calibre 12 Bluesband tocava no cenário underground das noites "Blusísticas" de São Paulo.

Em 1996 tive o privilégio de ingressar na banda, sendo o primeiro negro a participar em uma banda de Blues no Brasil.
Composições recheadas de poesia que pede a volta da mulher amada, ou fala de um cão sarnento como melhor amigo do homem , fazia parte da poesia que Fábio Sirih criava com muita facilidade. Tamanha facilidade para isso, era devido a autêntica vida Blues que Sirih levava.


Um verdadeiro Bluesman Brasileiro, que infelizmente nos deixou no dia 01/01/2009.
Não poderia deixar de registrar esse ícone do Blues Nacional, que infelizmente possui poucos registros, mas que tocou com muitos feras do Blues Nacional como por exemplo: Paulo Meyer, Sergio Duarte, Big Chico, Dany Vicent, Robson Fernandes e muitos outros.

Tenho alguns registros com Fábio Sirih qdo fazíamos os " Los 3 Bluesman´s". Acesse o meu myspace : http://www.myspace.com/edcruzjunior e ouçam a música "Garota dá um tempo" é composição dele, assim como "Chega a noite" no vídeo acima gravado no Centro Cultural SP no ano de 1.997


Esteja em Paz Fábio Sgarboza "Sirih", grande amigo Bluesman
Faça uma Jam com Albert Collins, John Coltrane ( ou como vc mesmo dizia: João Contrário ), Fred King e tantos outros. Eles estão te esperando ai no andar de cima.
Do seu irmão
Ed junior

8 comentários:

Anônimo disse...

Ed, agradeço pela linda homenagem feita ao meu primo amado... Hoje ele com certeza está sentado em uma nuvem tirando um delicioso som com a guitarra dele...
Favor apenas acertar, data de falecimento em 01/01/09.
Abraços
Luciana

Anônimo disse...

A missa de 7 dia será realizada em 08/01/09. Entre em contato comigo para maiores detalhes, caso possa estar lá. (q_luciana@hotmail.com)
Abraços
Luciana

Anônimo disse...

Grande Ed,

Tudo bem? acreditamos que sim. Que notícia essa...como um apreciador da boa música, fico triste.

Anônimo disse...

Fabio Sirih não morreu, ficou iluminado...

Foi com muito pesar que recebi a noticia. Este cara me ensinou o que é o blues, junto com vocês da Calibre 12, pois até hoje não conheci blueseiros tão verdadeiros como vocês!!!

O blues é um modo de vida e portanto devo a minha vida a Fábio Sirih, a minha maior influência...depois vem BB. King, Albert Colins, ELmore James...

Aproveito o espaço para desejar ao Sirih toda a luz que o paraíso puder proporcionar!!!

Segue com seu blues ao lado de DEUS meu véio!!!

Hash disse...

E com muito pesar que me despeço desse ser humano maravilhoso que tive a oportunidade de ser amigo...Foram 20 anos de uma amizade que criou laços indestrutiveis...com certeza muitos dos melhores momentos dessa minha vida o velho Sirih estava presente...com certeza ele era uma criatura iluminada que deixou o mundo pelo qual passou mais bonito...enfeitando-o com notas e solos magnificos como só ele conseguia fazer...Um amigo inesquecivel e um músico único, com assinatura própria, coisa que rarissimos guitarristas conseguem...
Um abraço meu velho...um dia a gente se encontra, o duro vai ser a saudades...
Do seu eterno amigo....
João C. Hashish

Hash disse...

E com muito pesar que me despeço desse ser humano maravilhoso que tive a oportunidade de ser amigo...Foram 20 anos de uma amizade que criou laços indestrutiveis...com certeza muitos dos melhores momentos dessa minha vida o velho Sirih estava presente...com certeza ele era uma criatura iluminada que deixou o mundo pelo qual passou mais bonito...enfeitando-o com notas e solos magnificos como só ele conseguia fazer...Um amigo inesquecivel e um músico único, com assinatura própria, coisa que rarissimos guitarristas conseguem...
Um abraço meu velho...um dia a gente se encontra, o duro vai ser a saudades...
Do seu eterno amigo....
João C. Hashish

Hash disse...

E com muito pesar que me despeço desse ser humano maravilhoso que tive a oportunidade de ser amigo...Foram 20 anos de uma amizade que criou laços indestrutiveis...com certeza muitos dos melhores momentos dessa minha vida o velho Sirih estava presente...com certeza ele era uma criatura iluminada que deixou o mundo pelo qual passou mais bonito...enfeitando-o com notas e solos magnificos como só ele conseguia fazer...Um amigo inesquecivel e um músico único, com assinatura própria, coisa que rarissimos guitarristas conseguem...
Um abraço meu velho...um dia a gente se encontra, o duro vai ser a saudades...
Do seu eterno amigo....
João C. Hashish

Unknown disse...

para muitos, siri foi um musico virtuoso de um talento incontestavel que se foi.Para mim, acabo de perder um irmao e companheiro de longa data.Nos conheciamos a 23 anos e ele vai me fazer muita falta.
Keep loving the blues , red man !!!

beijao

luisao ( ex gaitista calibre 12 )